Autor Victor Hugo Cardoso - 10/03/2015
TÍTULO ESTUDO DETECTA AUMENTO DO CÂNCER BUCAL ASSOCIADO AO HPV

Compartilhar
Calgary, Alberta, Canadá: As descobertas de um novo estudo mostraram que a incidência de cânceres associados ao papilomavírus humano (HPV), especialmente o câncer de orofaringe, aumentou nos últimos anos na província de Alberta, Canadá. Entre outros aspectos, os pesquisadores descobriram que o aumento na incidência de câncer de orofaringe nos homens foi maior entre jovens do mesmo sexo.

Com o objetivo de identificar pacientes com câncer de orofaringe e outros tipos de câncer associados ao HPV, os pesquisadores da Universidade de Calgary analisaram o Registro de Câncer Alberta, um registro de todos os cânceres diagnosticados na província entre janeiro de 1975 e dezembro de 2009.

Eles descobriram que 8.120 cânceres associados ao HPV foram diagnosticados em Alberta no período de 35 anos. O câncer de orofaringe contabilizou 18% dos casos. Embora o maior número de casos tenha ocorrido no grupo de 55-74 anos, o maior aumento percentual de câncer de orofaringe ocorreu em pacientes mais jovens com idade inferior a 45 anos. Para esse tipo de câncer, o aumento da incidência nos homens foi o dobro do que nas mulheres.

“O aumento é preocupante porque não há programas de prevenção para a detecção inicial destes cânceres”, disse a Dra. Lorraine Shack, autora líder e professora assistente adjunta do Departamento de Oncologia da Universidade. “Para obter um maior impacto na prevenção dos cânceres associados ao HPV, programas de vacinação devem ser considerados tanto para o sexo masculino quanto para o feminino, como está sendo feito atualmente em Alberta.

Atualmente, o programa de vacinação pública contra HPV em Alberta oferece vacinas apenas para as meninas do sexto ano do Ensino Fundamental, porém o programa será estendido aos meninos da mesma idade (assim como para os meninos do nono ano por quatro anos após o início do programa) a partir deste mês.

Tendências similares em incidências de cânceres bucais relacionados ao HPV foram confirmadas por diversos estudos. Por exemplo, um estudo estadunidense publicado em novembro do ano passado mostrou que as taxas desse tipo de câncer aumentou significativamente no mundo entre 1983 e 2002. Nos homens e em particular os com idade inferior a 60 anos, a incidência de câncer de orofaringe foi a que mais aumentou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer dos EUA, as infecções de HPV são comumente transmitidas sexualmente no país. Mais da metade das pessoas ativas sexualmente são infectadas com um ou mais tipos de HPV em algum momento da vida.

O estudo, intitulado “Tendências na Incidência de Câncer Cervical e Não Cervical associado ao Papilomavírus Humano em Alberta, Canadá: Um Estudo de Base Populacional” (Trends in the Incidence of Human Papillomavirus–Related Noncervical and Cervical Cancers in Alberta, Canada: A Population-Based Study), foi publicado em 22 de julho na revista CMAJ Open.
Voltar